Maio Laranja: Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

BlogPost-SaudeMental-3

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. Você sabia que a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil? Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), informa que criança é a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aqueles entre doze e dezoito anos de idade. O ECA ainda prevê o crime de violência sexual presumida quando a vítima tem até 14 de idade (isto é, qualquer ato libidinoso e importunação sexual é estupro de vulnerável), e a pena é grave: 8 a 15 anos de reclusão. Quando o agressor é parente a penalidade será duplicada (16 a 30 anos de reclusão). Para os adolescentes de 14 e 18 anos, contudo, a pena é espectral de acordo com a gravidade do crime.

Mediante alguma situação de desconforto, seja de violência ou outros sofrimentos, a criança e o adolescente apresentam algumas mudanças de comportamentos que devem ser observados e que merecem atenção. São eles:

• Mudança de comportamento: medo de ficar sozinho, medo do escuro ou lugares fechados, medo de determinada pessoa, pesadelos, alterações no apetite, queda no rendimento escolar;

• Comportamento hiperssexualizado;

• Regressão a comportamentos infantis: choro excessivo aparentemente sem motivo, fala infantilizada, dependência para executar tarefas simples (como tomar banho sozinho), xixi na cama;

• Isolamento, tristeza, tensão, ansiedade;

• Agressividade, normalmente direcionada a irmãos e/ou familiares que não o agressor;

• Aversão ao contato físico;

• Automutilação, tentativas de suicídio.


Conheça o Semáforo do Toque! A brincadeira ensina de forma lúdica os limites do corpo e pode ajudar a combater assédio

Precisamos estar atentos aos comportamentos das crianças e principalmente das pessoas que são delegadas para cuidar dos infantes durante a nossa ausência. Diante suspeita ou evidências, acione o Conselho Tutelar, Disque 100 e busque ajuda de um profissional especializado. Não se cale. Essa causa é de todos!


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF

WhastApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
Auxílio aos colegas e terceirizados PRFs

Auxílio aos colegas e terceirizados PRFs

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações Leia a matéria completa no portal: https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/nacionais/campanha-de-doacao-prf…
SinPRF-PR participa da 15ª Meia Maratona das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu

SinPRF-PR participa da 15ª Meia Maratona das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu

A 15ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8K das Cataratas brilharam neste domingo (05) em Foz do Iguaçu,…
SinPRF-PR na Campanha Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

SinPRF-PR na Campanha Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

O SinPRF-PR está engajado na Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância da paz…
plugins premium WordPress