O Agosto Lilás é um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A campanha foi criada para promover ações de prevenção e reforçar a luta por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. Em 2024, os dados sobre a violência contra a mulher no Brasil continuam alarmantes, destacando a importância de iniciativas como essa.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a maio deste ano, foram contabilizados mais de 100 mil boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher, dos quais 30 mil se referem especificamente à violência doméstica. Em Curitiba, houve 3.800 registros de violência doméstica nesse período. Quanto aos feminicídios, 69 mulheres foram mortas no primeiro semestre. Somados a outros 99 casos de violência não fatal, o Paraná registrou 168 ocorrências, o segundo maior número do país, ficando atrás apenas de São Paulo. Nacionalmente, houve 2.007 casos de feminicídio entre janeiro e junho, segundo o Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem) da Universidade Estadual de Londrina.
O Tribunal de Justiça do Paraná dispõe de três varas especializadas no atendimento a vítimas de violência doméstica. Além disso, a Patrulha Maria da Penha, uma unidade da Polícia Militar, é dedicada a atender esses casos. As vítimas podem buscar ajuda através de diferentes canais, incluindo o aplicativo 190 PMPR, o telefone 190, ou a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, criada pelo governo federal.
Neste Agosto Lilás, o SinPRF-PR reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres, destacando a importância de denunciar e combater a violência em todas as suas formas. É essencial que continuemos a lutar por um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres, garantindo que a justiça seja feita e que a vida de muitas seja preservada.