SinPRF-PR: Juntos na luta contra o câncer de próstata

ImgSite-CancerProstata

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens, correspondendo a 13,5% de todos os cânceres no mundo.

No Brasil, a doença corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens, sendo o câncer mais frequente nessa população se não considerarmos os tumores de pele não-melanoma.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores que aumentam o risco da doença são: histórico familiar, fatores genéticos hereditários, tabagismo e excesso de gordura corporal.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata em estágio inicial não costuma apresentar sintomas. Já em fase mais avançada, o paciente pode ter sintomas miccionais como dificuldade para urinar, jato urinário fraco e desejo frequente de urinar, e também sentir dor principalmente no caso de já possuir metástase óssea.

É fundamental procurar um médico, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com os de doenças benignas da próstata como a hiperplasia (aumento benigno da próstata), que afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos, e a prostatite (inflamação na próstata, normalmente causada por bactérias).

Diagnóstico

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais: 

• Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

• Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Esses exames devem ser realizados a partir dos 50 anos por todos os homens e a partir dos 45 anos para aqueles da raça negra ou que têm histórico de câncer da próstata na família.

Para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata é necessário fazer uma biópsia. Nesse exame, são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o INCA começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

O SinPRF-PR também abraça a campanha, divulgando anualmente em seus canais de comunicação, dados e orientações para conscientização da importância da prevenção da doença, afinal, quando descoberta em estágio inicial, as chances de cura representam 90%.

SinPRF-PR: juntos na luta contra o câncer de próstata!

Com informações da Janssen e INCA.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

A PRF está recebendo doações para as vítimas das enchentes no RS. Fique atento aos tipos de itens que podem…
Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

A batalha pelo direito à integralidade e paridade dos PRFs existe desde os primórdios do Sistema Sindical, e não é…
Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
plugins premium WordPress