Reflexões sobre a Maternidade

BlogPost-SaudeMental

A maternidade é uma questão sobre a qual todas as mulheres, em algum momento de suas vidas, irão refletir. Tanto as que desejam ser mães como aquelas que não desejam, sofrem algum tipo de cobrança social acerca da maternidade. Por motivos diversos (culturais, sociais e históricos), ser mãe se tornou algo compulsório, de modo que muitas mulheres se sentem culpadas por não desejarem um filho ou por, mesmo desejando, terem dúvidas e medos com relação a serem mães.

A mulher passa por um processo de culpabilização por parte da sociedade e por si mesma, o qual entende que a mulher deve ser boa em tudo, sem abrir mão de nada, o que faz com que desenvolva sentimentos ambíguos com relação à maternidade e se sinta duplamente culpada: quando não deixa o emprego e os afazeres para se dedicar exclusivamente ao filho, ou quando abandona sua carreira e seus projetos profissionais para ficar com a criança.

Ainda no que tange à maternidade, o vínculo desenvolvido com a mãe é um fator determinante para o desenvolvimento emocional e cognitivo saudável de todos os seres humanos. Por ser o primeiro vínculo estabelecido pela criança, é ele que serve de base e, muitas vezes, que acaba determinando a maneira como vamos lidar com as pessoas em todas as áreas: no trabalho, no amor e nas amizades. A maneira como estabelecemos essa relação influencia diretamente a pessoa que seremos na vida adulta.

Tenho ciência que não são todas as pessoas que têm boas memórias ou possuem um bom relacionamento com a mãe. Isso pode ser devido a situações e traumas de infância, vínculos interrompidos, violência sofrida, entre outros. Mas independente do que tenha acontecido, do que ela tenha feito, se não fosse por ela, você não estaria aqui.

Seja lá qual foi ou como está sua relação com sua mãe, se houver algum sofrimento e/ou algo difícil de lidar, busque ajuda de um psicólogo! Não se trata de modificar o que já foi, o que passou, mas com a ajuda de um profissional é possível ressignificar dores, emoções e entendimentos sobre uma situação para que o vínculo seja fortalecido e/ou reconstruído. Sempre é tempo e isso independe da presença física de sua mãe.


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF  

WhastApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL


Confira o vídeo de apresentação sobre o tema desta semana

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

A PRF está recebendo doações para as vítimas das enchentes no RS. Fique atento aos tipos de itens que podem…
Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

A batalha pelo direito à integralidade e paridade dos PRFs existe desde os primórdios do Sistema Sindical, e não é…
Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
plugins premium WordPress