Projeto Bodycam PRF e a opinião do Sindicato

Blog-BODYCAM

Confira a mensagem da PRF sobre o projeto


A Polícia Rodoviária Federal deu início ao estudo para uso de câmeras corporais. O grupo de estudo conta com a contribuição da universidade Queen Mary, de Londres, pesquisadores da PRF, PRFs de diferentes turmas vindos direto do serviço operacional, que terão fundamental participação em toda elaboração do projeto, e também de PRFs com especialidade em Direito, que buscam maior segurança jurídica no uso do equipamento.

Além de toda essa equipe, queremos contar também com o seu apoio na busca de melhores soluções.

Com esse objetivo, convidamos você para assistir nossa Live realizada no dia 04/07 sobre o assunto, link a seguir: https://youtube.com/live/2rmaxu5mEWo?feature=share.


Solicitamos também sua contribuição para responder ao nosso 1º Questionário disponível no link: https://forms.gle/bUph5kwfthPbE1QQ6.

Atenciosamente,

Gestão da mudança

Projeto BodyCam

cameras.corporais@prf.gov.br



ATENÇÃO! A live está disponível para visualização e os links podem ser acessados através da conta da instituição – e-mail funcional.

E QUAL A POSIÇÃO DO SINDICATO??

O SinPRF-PR reconhece que as câmeras corporais são uma tendência mundial, porém, é CONTRA O PROJETO neste momento.

Defendemos que outras PRIORIDADES sejam atendidas antes de se cogitar a implantação dos equipamentos, tais como:

– Efetivo mínimo em todas as UOPs. Hoje, a PRF não oferece a segurança mínima aos colegas, pois a grande parte das equipes trabalham em dois policiais;

– Equipamentos à disposição e condições de uso para todos os policiais. Como exemplo, muitas equipes não tem armas longas à disposição e os DCEs estão sendo baixados por problemas de funcionamento;

– Instalações adequadas, com alojamentos e banheiros masculinos e femininos, com acessibilidade e água potável, sem esquecer da segurança, com câmeras e grades. Estamos distantes da solução dessas questões;

– Importante ressaltar que o custo para a implantação será muito alto e, ao que consta, será retirado do orçamento da PRF (sem verba complementar). Esse valor poderia resolver vários dos problemas apontados acima, enfrentados principalmente pelos policiais da atividade operacional.


Regulamentação 

Também não podemos esquecer da regulamentação do uso das câmeras, para que os policiais tenham a segurança de que os equipamentos não serão instrumentos de punição contra desafetos de gestores.

Na “live” do dia 04/07 foi falado pelos colegas responsáveis pelo projeto que o acesso só será autorizado dentro de procedimentos disciplinares abertos. Ainda, que uma das possibilidades é que o áudio só será ativado pelo policial, quando do atendimento de uma ocorrência. Esperamos que isso realmente aconteça quando da confecção da normativa. 

Assistam à transmissão e preencham o formulário da PRF (logados com a conta da PRF). É importante que todos os policiais tomem conhecimento do assunto e opinem.

Seguimos acompanhando a evolução do assunto e tomaremos as medidas cabíveis administrativas e judiciais, caso sejam necessárias para a correção de distorções que possam prejudicar os PRFs.


Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná – SinPRF-PR.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

A PRF está recebendo doações para as vítimas das enchentes no RS. Fique atento aos tipos de itens que podem…
Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

A batalha pelo direito à integralidade e paridade dos PRFs existe desde os primórdios do Sistema Sindical, e não é…
Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
plugins premium WordPress