O representante do Sindicato, Raphael Casotti, participou de uma reunião esta semana, com a deputada federal paranaense Christiane Yared, para tratar do contingenciamento de recursos sofrido pela PRF e que está impactando diretamente as atividades cotidianas dos Policiais Rodoviários Federais em todo o país.
Na reunião, que contou também com a presença de representantes do FenaPRF e da assessoria parlamentar da PRF, a parlamentar confirmou que havia conseguido a aprovação de requerimento na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT) para a realização de uma audiência pública para discutir o tema.
Para a audiência, prevista para a primeira semana de agosto, serão convocados os ministros da Justiça e do Planejamento, além de representação da FenaPRF e da direção do DPRF, para buscar uma solução imediata ao corte de recursos da instituição.
Na oportunidade, Casotti solicitou ainda apoio da parlamentar para derrubar o Veto 14, na pauta da Sessão Conjunta do Congresso Nacional desta semana. Este veto presidencial impede que a PRF seja destinatária de parte dos recursos repassados ao Governo Federal nas rodovias administradas por concessionárias.
A Lei 13.448/2017, aprovada na Câmara e no Senado no início de maio, previa a destinação de recursos para investimentos em equipamentos e postos da PRF nos trechos de concessão, mas teve seus artigos 28 e 29 vetados pela Presidência da República, impedindo esta obtenção de recursos.
Ao tomar conhecimento do veto, a deputada imediatamente assegurou aos presentes que envidaria todos os esforços para que todo o seu partido (Partido da República, com 38 parlamentares na Câmara dos Deputados), apoiasse a derrubada do veto.
Para Casotti, a luta pela obtenção e liberação de recursos financeiros à PRF propiciará melhorias nos equipamentos e condições de trabalho de todos os policiais. “É uma relação de causa e efeito: com mais recursos, poderemos cobrar da administração melhores viaturas, estrutura dos postos, equipamentos de proteção individual, entre outros”, afirmou ele.