Diretores do SINPRF/PR participaram de um Café Parlamentar, na quarta-feira (21), no Congresso Nacional. O evento, organizado e patrocinado pelo sistema sindical e capitaneado pelo deputado Hugo Leal/RJ (presidente da Frente Parlamentar de apoio à PRF), contou com a presença de diversos deputados federais e senadores, como José Medeiros, Álvaro Dias e Teotônio Vilela. Ainda, estiveram presentes o presidente da FenaPRF, Deolindo Carniel, e o diretor geral da PRF, Renato Dias.
Foram apresentados aos presentes, parlamentares, policiais, convidados e imprensa, o resultado de uma pesquisa sobre a percepção da sociedade sobre o trabalho da PRF. O trabalho foi encomendado ao Instituto Guimarães de Pesquisa e Planejamento, que saiu às ruas em nove capitais do Brasil e perguntou à população o que achavam da Polícia Rodoviária Federal.
O ponto alto da pesquisa é que 85,5% das pessoas entrevistadas afirmaram que confiam no trabalho da PRF e a imagem do policial rodoviário federal é positiva para mais de 75,9% das pessoas entrevistadas, o que coloca a PRF entre as instituições de segurança pública mais reconhecidas e respeitadas do país. O trabalho também mostra um aumento muito grande da malha viária fiscalizada pela PRF, assim como do número de veículos, números inversamente proporcionais ao efetivo.
Após a apresentação pelo presidente Carniel, o diretor Geral da PRF, Renato Dias abordou a importância do trabalho da PRF, a expressividade dos números que o órgão apresenta e a necessidade urgente de recomposição de efetivo e compra de equipamentos, como armas longas de qualidade e viaturas blindadas, a fim de que os policiais tenham mais segurança no desempenho de suas funções.
Os parlamentares presentes, em sua totalidade, elogiaram o trabalho da instituição e firmaram compromisso de lutar pela recomposição do efetivo e pela melhoria na qualidade dos equipamentos. “A segurança pública no país vive um momento de crise e temos que ter enxergar na dificuldade a possibilidade de crescimento da PRF”, avaliou o presidente do Sindicato, Sidnei Nunes.
O evento foi extremamente positivo e o SINPRF/PR atuará, incessantemente para que um concurso público seja realizado em breve e que os policiais tenham, cada vez mais, melhores condições de trabalho.