O SINPRF/PR solicitou ao superintendente da PRF no Paraná, inspetor Adriano Furtado, informações sobre a distribuição de fuzis calibre 5.56 aos policiais que trabalham nas unidades operacionais no estado.
Em resposta, ele afirmou que o seu foco é fazer uma redistribuição das armas calibre 5.56. Por esse motivo e para que a PRF pudesse fortalecer o seu poder de fogo no estado, foi buscado, junto ao Exército Brasileiro, a doação de fuzis calibre 7.62, para serem utilizados pelos grupos táticos.
A Superintendência Regional também estava em busca de munições para capacitar o efetivo para a operação dessas novas armas (calibre 7.62), o que foi recentemente autorizado pelo Exército e entregue à PRF em breve.
Ainda é necessário fazer uma adaptação do 7.62 para o uso pela PRF, tendo em vista que o seu tamanho original prejudica as operações. Para isso também é necessária uma autorização do EB, que já foi alcançada. O projeto está pronto e a administração já está abrindo o processo de licitação (modalidade inexigibilidade) para que uma empresa autorizada possa fazer a adequação da arma. Esse processo deve durar de 60 a 90 dias.
Após esses trâmites, serão então distribuídos aos postos as armas 5.56. A medida é de fundamental importância para que os PRFs das Uops tenham mais capacidade bélica para enfrentar situações limite, enfrentadas cada vez mais nos plantões.
É o SINPRF/PR na luta por melhores condições de nossos policiais.