Decisão do TJ-RS que afirma que atirar contra policiais não configura tentativa de homicídio é um retrocesso para o País

tiro

Foi com tamanha perplexidade que o SINPRF-PR teve conhecimento da decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que afirmou que atirar em policial durante uma perseguição não configura, necessariamente uma tentativa de homicídio. 

O absurdo entendimento dos desembargadores confirmou uma decisão de 1ª instância, que impediu dois suspeitos de tentativa de homicídio de irem a júri popular, com a justificativa de que não há evidências de que os disparos realizados por eles durante a perseguição tenham sido com a intenção de atingir os policiais militares. 

Lamentável decisão confirma mais uma vez a triste inversão de valores que desqualifica o trabalho dos agentes da segurança pública, criminalizando os policiais e permitindo que ações violentas de bandidos sejam amenizadas sem a devida punição. Infelizmente, a vida do policial, constantemente em risco na missão de garantir a segurança da sociedade, vale menos do que a do marginal que ameaça e assombra a população.  

Decisões como esta, de autoridades judiciais das quais se espera o mínimo de razão e discernimento, reafirmam a alienação diante da realidade do Brasil, que necessita urgentemente de investimentos na área de segurança pública e da constante valorização profissional do segmento. 

Essas autoridades precisam deixar as grandes “bolhas” em que vivem e ter conhecimento das barbáries às quais a população está exposta. A realidade fora dos gabinetes dos doutores juízes é bem mais dura e cruel do que imaginam.     

O SINPRF-PR espera que esta decisão inaceitável seja revista, impedindo um triste retrocesso que atinge cada policial de bem, cada pai e mãe de família, que já está cansado diante de tanta desvalorização e desrespeito. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Maio Amarelo 2025: SinPRF-PR reforça compromisso com a mobilidade urbana e a responsabilidade no trânsito

Maio Amarelo 2025: SinPRF-PR reforça compromisso com a mobilidade urbana e a responsabilidade no trânsito

O SinPRF-PR está engajado mais uma vez na Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa nacional que tem como objetivo promover a…
SinPRF-PR leva mensagem de valorização ao efetivo durante encontro de gestores da PRF

SinPRF-PR leva mensagem de valorização ao efetivo durante encontro de gestores da PRF

Durante o Encontro de Alinhamento Operacional da PRF no Paraná — dedicado aos chefes dos Núcleos de Policiamento e Fiscalização,…
FenaPRF discute retomada de parceria entre PRF e Gaecos em reunião com a Conamp

FenaPRF discute retomada de parceria entre PRF e Gaecos em reunião com a Conamp

Representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) estiveram em visita institucional à Associação Nacional dos Membros do Ministério…
Turma de 1975

Turma de 1975

50 anos de estrada, coragem e compromisso com o Brasil. Seu legado inspira gerações! O SinPRF-PR presta homenagem aos PRFs…
plugins premium WordPress