Confira como foi a reunião entre SinPRF-PR e Superintendência Regional

Confira como foi a reunião entre SinPRF-PR e Superintendência Regional

Em razão dos diversos questionamentos que chegaram ao SinPRF-PR nas últimas semanas, em especial relacionados ao emprego do IFR (Indenização da Flexibilização Voluntária do Repouso Remunerado), Reengenharia Operacional e condições de trabalho, ontem, 19, ocorreu uma reunião entre o sindicato, representado pelo presidente Sidnei Nunes e diretor Valdenei Bezerra, e o superintendente regional, Ismael de Oliveira, e equipe.

Durante a reunião, foi levado o problema e a grande insatisfação do efetivo com relação a forma como vem sendo empregado o IFR no estado, que caminha para uma provável judicialização, conforme definido em Assembleia na FenaPRF.

O superintendente se mostrou aberto ao diálogo e disposto a fazer os ajustes necessários para a equalização dos problemas.

Confira algumas perguntas do sindicato e respostas da Superintendência durante a reunião:

IFR

SinPRF-PR: O SinPRF-PR tem recebido, nos últimos meses, diversas reclamações relacionadas ao formato utilizado no emprego do IFR, principalmente no que se refere aos quesitos do Artigo 12 do R-005, em especial, a concentração das convocações em poucos PRFs. Considerando a necessidade de atendimento da normativa vigente e de todos os dados apresentados, bem como o respeito ao profissional PRF, quais medidas serão tomadas com relação às convocações com IFR no Paraná?

 Superintendência: O IFR é uma ferramenta para emprego em casos de excepcionalidade e, como foi mencionado, o Regulamento 005 é claro quanto aos critérios de aplicação, e este fato torna seu cumprimento a principal medida. Os critérios de distribuição, em casos em que o número de voluntários é maior que as vagas nas ações propostas, constam no artigo 12, assim como aqueles que justificam a excepcionalidade do critério técnico de qualificação (§ 2º) e os que limitam a repetitividade (§ 3º). Ou seja, não obstante exista a previsão do emprego de efetivo especializado, há o contraponto que equaliza sua aplicação para todo o efetivo. Essas e as demais diretrizes serão cumpridas pela SPRF-PR.

UOPs x UAPs

SinPRF-PR: Outro tema que tem sido causador de questionamentos e dúvidas por parte do efetivo e do SinPRF-PR, são as consequências do chamado Plano de Reengenharia Operacional, principalmente na transformação de Unidades Operacionais (UOP) em Unidades de Apoio (UAP). Considerando que o tema não foi objeto mais detalhado de explanação ao efetivo regional, bem como os objetivos pretendidos, haverá a transformação de novas UOPs em UAPs? Uma vez transformada a unidade em UAP, essa decisão será definitiva ou poderá ser objeto de reavaliação?

Superintendência: A Superintendência no Paraná possui hoje 31 UOPs e 7 UAPs, resultado da proposta de reconfiguração do uso de algumas estruturas físicas no estado, e não de ações de fechamento ou desativação. Como desdobramento do Novo Modelo de Policiamento, as modificações efetuadas em julho encontram-se em constante análise e, de acordo com os resultados alcançados e sob motivos estratégicos, poderão ocorrer readequações. Porém, não há previsão de modificação numérica da proposta apresentada, ou seja, a atual quantidade de UAPs não será aumentada.

De forma complementar, e acreditando no trabalho sinérgico das Instituições, a Superintendência empreende esforços na celebração de convênios com Órgãos Municipais, a fim de delegar a fiscalização de trânsito e o atendimento em trechos exclusivamente urbanos. Até o momento, cinco projetos compõem o portfólio de iniciativas.

Condições estruturais de unidades PRF

SinPRF-PR: Em inspeção e por meio de relatos de diversos servidores, verificamos que algumas unidades operacionais e de apoio estão em condições inadequadas para utilização em serviço e atendimento à população, necessitando de reformas, melhorias ou até construção de novas edificações. Quais medidas podemos esperar para melhorias das condições de trabalhos dos PRFs?

 Superintendência: Em função da evolução histórica da própria instituição, as estruturas físicas atualmente utilizadas datam dos mais diversos momentos. Ciente deste fato, a equipe de gestores da Superintendência estruturou, dentro de um portfólio, alguns projetos que contemplam a revitalização de estruturas ou novas obras de unidades que substituirão as existentes. Atualmente, estão em andamento as obras em Pato Branco e estão previstas, para os próximos meses, ações que resultarão na retomada das obras na área da Delegacia de Guaíra (Porto Camargo, Ayrton Senna e Quatro Pontes) e na construção do Complexo de Fronteira em Foz do Iguaçu – fruto de um acordo de cooperação técnica. 

Concomitantemente, empreendem-se esforços integrados na realocação e modernização da UOP Alexandra, bem como de outras estruturas das demais delegacias.

Equipamentos e uniformes

SinPRF-PR: Nesta última semana, os PRFs no Paraná têm enfrentado uma situação de conflito que demanda equipamentos especiais, como armamentos de menor potencial ofensivo e munição menos letal. O PRF em serviço na UOP quase sempre é o primeiro a chegar nas ocorrências com apoio de unidades próximas, porém, sem os recursos necessários para controle de saques de cargas, destruição de patrimônio público e de terceiros. Quais medidas estão sendo adotadas para dar condições de pronta resposta aos policiais em plantão? No que tange aos uniformes, existe alguma previsão de fornecimento de novas peças, como cinturão e blusas?

Superintendência: A Equipe de Gestão da Superintendência está ciente dos desafios enfrentados na execução das tarefas diárias, principalmente aqueles que cercam os colegas que são os primeiros a chegar no local da ocorrência. Parte dos materiais empregados no enfrentamento das situações em tela requer treinamento, além da gestão de aquisição. Nesta esteira, em 2020, a Superintendência realiza com êxito as atualizações de AMT (Armamento e Tiro), UDF (Uso Diferenciado da Força) e CALLAC (Curso Avançado de Levantamento de Local de Acidente). O propósito é manter e ampliar os projetos de capacitação, como a inclusão da habilitação em GL-MAX (espargidor de solução lacrimogênea grande), incorporando novas tecnologias porventura adquiridas e aperfeiçoando o uso dos materiais já disponíveis.

O processo de aquisição de materiais pode ser feito de algumas formas. Uma delas é o uso da chamada verba de aparelhamento em conjunto com as concessionárias de pedágio. Nesta modalidade, com o apoio da Equipe de Gestão no Paraná, da Direção Geral e dos Órgãos envolvidos na gestão orçamentária, foram adquiridas botas táticas, que estão sendo distribuídas para todo o efetivo. Como foi citado, há outros procedimentos de compra em andamento, como alguns equipamentos, cintos de guarnição e roupas de frio. Cada processo é analisado individualmente, o encerramento e as entregas dos objetos dependem da contribuição de todos os órgãos envolvidos.

O presidente do SinPRF-PR, Sidnei Nunes, agradeceu ao superintendente pelo pronto atendimento dos representantes dos PRFs no estado e solicitou uma especial atenção ao ponto do IFR, para que tenhamos, nos próximos dias, a solução para o problema. 

Franqueada a palavra, o superintendente Ismael de Oliveira complementou abordando o assunto do Plano Tático Regional, PTR:

 A PRF encontra-se em um momento ímpar em sua trajetória de evolução e modernização, e algumas ferramentas são necessárias para balizar esse processo e garantir que os objetivos sejam atingidos. Como um desdobramento do Plano Estratégico 2020-2028, o Plano Tático da SPRF/PR 2021-2022 (PTR) guiará as ações empreendidas e, por estar calcado em ferramentas reconhecidas, permitirá a estruturação de programas e projetos, a avaliação de resultados, a observação e correção de falhas, o subsidiar sólido das decisões que alcançarão diretamente os servidores, o alcançar da assertividade e eficiência na atuação operacional. Fundamentar o processo decisório em evidências e orientá-lo para resultados, fortalecer a comunicação, a transparência e a prestação de contas com foco na melhoria contínua dos serviços e entregas e promover a proteção, o desenvolvimento, a valorização e o reconhecimento dos nossos profissionais são alguns dos objetivos delineados.

 Desta forma, a Superintendência pretende, de modo transparente, com respeito, integridade, profissionalismo e excelência, promover a prosperidade da Nação, garantir a segurança pública e a mobilidade no Brasil, e com excelência na Pronta Resposta Federal, ser referência em inovação, conhecimento e efetividade em segurança pública.

 Para isso, o nosso PTR foi estruturado com uma composição de programas temáticos tais como: reengenharia operacional, fronteira segura, estruturação de comando e controle, integridade institucional, governança tática, investimento em gestão de pessoas, adequações nas nossas instalações prediais (UOPs), estruturação de projeto específico para área de fronteira e mais de 15 pactos/convênios com municípios estratégicos para atuação em comum nos perímetros urbanos das rodovias federais no estado do Paraná.

 Para amplo conhecimento, o PTR será divulgado nas redes de Comunicação Interna da PRF, como também será disponibilizado para o Sistema Sindical.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

🎖️👮🏻‍♂️👮🏻‍♀ SinPRF-PR e Superintendência seguem homenageando os PRFs no interior do estado

🎖️👮🏻‍♂️👮🏻‍♀ SinPRF-PR e Superintendência seguem homenageando os PRFs no interior do estado

Nesta semana, uma equipe do SinPRF-PR, capitaneada pelo presidente Nunes, esteve em ronda pelo interior do estado, participando de eventos…
FenaPRF faz gestão por atualização no Adicional de Fronteira

FenaPRF faz gestão por atualização no Adicional de Fronteira

A FenaPRF, reuniu-se na última terça-feira (05) com os ministros do Turismo e de Portos e Aeroportos. Foi solicitado aos…
NOTA PÚBLICA – Anteprojeto da PEC da Segurança Pública

NOTA PÚBLICA – Anteprojeto da PEC da Segurança Pública

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais e os sindicatos estaduais de PRFs tiveram acesso ao texto do anteprojeto da…
NOTA AOS FILIADOS – Aquisição de armas e munições de calibre restrito

NOTA AOS FILIADOS – Aquisição de armas e munições de calibre restrito

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais vem esclarecer que vem acompanhando as tratativas visando alteração das normativas que tratam…
plugins premium WordPress