Nesta segunda-feira (29), Anderson Torres assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública. André Mendonça deixou o cargo para assumir a Advocacia Geral da União.
Torres é delegado da Polícia Federal com experiência em Ciência Policial, Investigação Criminal e Inteligência Estratégica. Coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005.
Entre 2007 e 2008, coordenou toda a atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. O delegado teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e suas congêneres regionais entre 2008 e 2011.
Participou também, até 2011, de investigações internacionais em conjunto com os adidos policiais de outros países, radicados no Brasil, que atuam no combate a grandes organizações criminosas.
Nos últimos anos, dedicou-se a coordenar atividade parlamentar na Câmara dos Deputados voltada para as Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Anderson Torres assessorou, ainda, o trabalho de duas Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito, no Congresso Nacional.
O SinPRF-PR parabeniza o novo ministro e deseja sucesso no cargo. O país vive um momento bastante delicado e a segurança pública exerce papel fundamental para a mudança desse cenário.