Entre os dias 27 a 29 de agosto, a cidade de João Pessoa (PB), acolheu o III Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia.
O evento reuniu 32 policiais rodoviárias federais de todo o Brasil, que promoveram a troca de experiências com agentes de outras forças, no que tange à luta pela igualdade de gênero dentro das instituições, bem como, situações vivenciadas por elas no exercício da função. O SinPRF-PR foi representado pela diretora Samara Vieira.
No decorrer do encontro foram abordadas as dificuldades e impasses enfrentados pelas mulheres em todas as instituições policiais e corporações, tendo como objetivo, buscar soluções que contemplem as demandas mais urgentes, como: combate ao assédio moral em decorrência do gênero e assédio sexual; medidas que visem à ampliação da acessibilidade a cargos de gestão operacional e administrativa; acessibilidade a cursos operacionais, estabelecimento da distinção na idade mínima de aposentadoria (como ocorre em todas as profissões); promoção de novos encontros de mulheres sindicalizadas visando ampliar a união e o engajamento feminino; lançamento de campanhas que esclareçam e previnam comportamentos desrespeitosos e a valorização da mulher na carreira policial; respeito a infraestrutura destinada às mulheres (alojamentos e banheiros).
“É um evento que tem o foco detectar problemas e indicar soluções para a melhoria das condições das mulheres na polícia. O saldo foi bem positivo”, ressaltou Samara Vieira.
Ao final do encontro foi assinado por todas as representantes sindicais, um protocolo de intenções com propostas e soluções a serem implementadas para o enfrentamento das questões apresentadas.
O SinPRF-PR reforça seu apoio pela valorização das mulheres, que exercem seu papel na segurança pública do país com muita competência.
Com informações da FenaPRF, SinPRF-SC e SinPRF-ES.