Apesar de todas as promessas feitas pelo presidente da República, a reestruturação está a dias de se tornar apenas um sonho. A pergunta que fica é: “O que o sistema sindical fez até o momento para que os policiais fossem valorizados?”
Queremos aqui, portanto, fazer um histórico das medidas e ações tomadas pelo SinPRF-PR, em conjunto com a FenaPRF e todo o sistema sindical dos PRFs pela reestruturação. Não foi pouca coisa e podemos provar.
1. Campanha pela valorização da carreira PRF
Foi realizada uma forte campanha em todas as mídias sociais e rede de televisão no sentido de dar visibilidade à imagem do PRF e ganhar apoio da sociedade na causa.
2. Trabalho parlamentar em busca de apoio do Congresso Nacional e reuniões com o governo
Em diversas ocasiões, em contato com parlamentares e equipes do governo, foi reforçada a importância da reestruturação da carreira e o pedido de apoio na aprovação da pauta.
3. Notas à imprensa
Várias notas foram divulgadas à imprensa e algumas entrevistas importantes, em grandes veículos de imprensa, foram realizadas.
4. Comunicação interna
Foi dado um bom destaque para a comunicação interna por meio de lives pela FenaPRF e sindicatos, AGEs e visitas presenciais nas unidades federativas.
5. Mídias sociais e apreensões
Foi realizada uma campanha para que os policiais fossem conscientizados de que a exposição midiática estava servindo apenas de propaganda para o governo, sem retorno para os PRFs.
6. Convocações e diárias
Colegas foram orientados a não viajar sem o pagamento prévio das diárias, conforme preceitua a legislação.
7. Mobilização digital
Houve a participação maciça nas lives do presidente cobrando o cumprimento da sua palavra. Sempre com base no respeito, que nos é peculiar, o engajamento dos colegas foi excelente.
8. Campanhas de reforço à segurança viária
Houve a realização de campanha de incentivo à segurança viária, visando a redução de acidentes com vítimas nas rodovias e estradas federais, chamando também a atenção da sociedade para a causa da segurança pública.
9. Visitas às unidades PRF e instalação de faixas
Foi realizada pelo SinPRF-PR visitas em todas as unidades operacionais e administrativas do estado onde foram colocadas faixas com o tema da campanha de valorização dos PRFs. O contato aproximado com os colegas também foi realizado, onde foram explanados todos os detalhes do processo de reestruturação.
10. Instalação de outdoors
Foram instalados vários outdoors em locais estratégicos com imagens da campanha salarial. No Paraná, o SinPRF-PR, em parceria com outras entidades representativas dos policiais federais e penais federais, instalou mais de 10 outdoors por todo o estado, chamando atenção da sociedade para a valorização das polícias.
11. Grandes mobilizações
Entre as mobilizações realizadas, podemos destacar a ocorrida em Curitiba, onde, carregando faixas e cruzes e trajando camisetas do movimento, policiais caminharam da sede do Sindicato até a sede da Superintendência regional, onde foi realizado um ato pacífico em prol da valorização da carreira PRF, além da entrega simbólica de coletes vencidos. O objetivo deste ato foi chamar a atenção para a segurança dos colegas no desempenho das atividades operacionais.
Outro movimento de destaque foi a grande mobilização ocorrida em Brasília/DF, no início de junho. Organizados pela FenaPRF e sindicatos, cerca de dois mil PRFs de todo o país realizaram uma marcha pela esplanada dos ministérios e rumaram ao Ministério da Justiça, onde uma carta com os pedidos da classe foi entregue ao ministro Anderson Torres. Toda a grande imprensa cobriu o movimento.
Nesta semana também ocorreu mais um ato pela reestruturação em Brasília. Os colegas estiveram na sede nacional da PRF, no Ministério da Economia e no Congresso Nacional, conforme matéria divulgada pela FenaPRF e sindicatos.
Apesar de todos os esforços do sistema sindical, o governo não sinalizou com nada. Paramos de atuar?
De forma alguma! Até o dia 4 de julho, prazo final para a reestruturação, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal, a batalha vai continuar.
Mediação junto ao STJ
Umas das provas disso é a notícia veiculada nesta segunda-feira (20), onde o SinPRF-PR, unido a outros sindicatos e a FenaPRF, protocolaram pedido de instauração de mediação com a União perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a reestruturação da carreira. Tal medida foi adotada como alternativa diante da frustração das negociações com o Executivo Federal em relação às reivindicações da categoria advindas de promessas do governo.
Audiência pública com a convocação de Guedes
Nesta terça-feira (21), o ministro Paulo Guedes foi convocado por parlamentares federais para explicar o porquê de as carreiras federais não terem qualquer recomposição inflacionária ou reestruturação, apesar da reserva feita pelo Parlamento no orçamento de 2022.
Ele não compareceu à audiência e propôs ser ouvido em outra data. Infelizmente, já era esperado esse tipo de comportamento por parte de Guedes. Mais uma vez, o governo dá as costas para a segurança pública brasileira.
E, se não sair nada, como ficaremos em 2023?
O deputado federal, PRF Nicoletti, apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, visando garantir a autorização orçamentária para a convocação de aprovados e reestruturação das carreiras policiais da União, incluindo a PRF.
Nicoletti foi um dos responsáveis pela reserva de 1,7 bilhão para garantir a reestruturação das polícias, mas o compromisso não foi cumprido pelo presidente Bolsonaro, apesar das suas incansáveis promessas.
Mas e a Receita, o Bacen, alguma carreira conseguiu algo?
Não, com exceção dos militares, nenhuma carreira conseguiu avançar nesse governo em termos salariais. As táticas de cada uma divergiram, mas o resultado foi o mesmo, a negativa do governo.
Resposta nas urnas
Teremos eleições em outubro. Cada PRF é sábio e conhecedor dos fatos o suficiente para escolher o próximo presidente da nação. Se o atual atende às suas expectativas, continue com ele. Se não, avalie outras opções. A escolha será sempre individual e democrática.
Aproximação do sistema sindical com outros presidenciáveis
O SinPRF-PR, assim como o sistema sindical, fará reuniões com todos os presidenciáveis, apresentando a proposta de valorização da carreira PRF. É sempre importante lembrar que o sindicato é apartidário e luta por uma causa única, que é a valorização, em todas as suas formas, inclusive salarial, dos PRFs!
Seguiremos até o fim!
Não é fácil resistir a tantas falsas promessas de quem prometeu valorizar os profissionais de segurança pública. Mas anote aí: NÓS NÃO DESISTIREMOS! Mesmo com todas as dificuldades, vamos até o fim pela valorização dos homens e mulheres da PRF, que dão a vida pela sociedade e não têm o devido merecimento.