Redes Sociais e a Saúde Mental. Que conteúdo você tem consumido nas redes sociais?

PostBlog-SaudeMental-e-RedesSociais

As pessoas passam grande parte do tempo do seu dia conectadas na internet. A internet foi e é fundamental na rotina das pessoas. Com o início da Pandemia e a necessidade de isolamento social, o uso das redes sociais aumentou significativamente. Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, a internet possibilitou uma readaptação das rotinas, assim como serviu como fonte de distração também.

As redes sociais facilitam o contato entre as pessoas de forma prática, permitindo uma interação quase que imediata. Elas trazem ainda um grande repertório de conteúdos informativos ou de descontração, podendo ainda ser fonte para aprimorar conhecimentos, como também para lazer e diversão. Existe muito conteúdo bom disponível de forma gratuita no ambiente virtual e em vários formatos: vídeos, podcasts, e-books, textos, publicações, dentre outros. Cabe a você, escolher a opção com a qual você mais se identifica e fazer bom uso disso. Contudo, é preciso tomar cuidado com a fonte da notícia e/ou informação que você absorve.

Você já se perguntou quanto tempo do seu dia você gasta fazendo uso das redes sociais? Um estudo desenvolvido pela Royal Society for Public Health, instituição inglesa voltada para a saúde pública, identificou que as redes sociais provocam tanto efeitos positivos quanto negativos. Os impactos nocivos resultam da má administração da vida online. Esta, por sua vez, caracteriza-se por uma quantidade excessiva de horas semanais dedicadas às atualizações nas redes.

Mais do que administrar o tempo fazendo uso da internet, já pensou sobre o tipo de conteúdo que você tem alimentado sua mente? É fundamental ter consciência sobre a qualidade do conteúdo que você tem acompanhado, assim como delimitar um tempo saudável para o uso das redes sociais. As páginas, sites ou pesquisas que você faz, são conteúdos que contribuem para seu desenvolvimento pessoal? São informações que contribuem para a manutenção da sua saúde integral? São mensagens que te trazem reflexões, novas percepções e entendimentos sobre algum assunto? São conteúdos que agregam valor na sua prática profissional? São orientações pertinentes e científicas sobre determinado assunto?

Faça essa reflexão sobre suas redes sociais e veja o quanto isso traz informações sobre você mesmo!


“Desligar-se das redes sociais, vez ou outra, é uma ótima maneira de não se ‘enredear’.”

(Kabral Araujo)


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF

WhatsApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

👏🏼👏🏼👏🏼Moção de Aplauso e Louvor aos PRFs do Paraná

👏🏼👏🏼👏🏼Moção de Aplauso e Louvor aos PRFs do Paraná

Foi  aprovada no último dia 5, pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, uma Moção de Aplauso e…
🎖️👮🏻‍♂️👮🏻‍♀ SinPRF-PR e Superintendência seguem homenageando os PRFs no interior do estado

🎖️👮🏻‍♂️👮🏻‍♀ SinPRF-PR e Superintendência seguem homenageando os PRFs no interior do estado

Nesta semana, uma equipe do SinPRF-PR, capitaneada pelo presidente Nunes, esteve em ronda pelo interior do estado, participando de eventos…
FenaPRF faz gestão por atualização no Adicional de Fronteira

FenaPRF faz gestão por atualização no Adicional de Fronteira

A FenaPRF, reuniu-se na última terça-feira (05) com os ministros do Turismo e de Portos e Aeroportos. Foi solicitado aos…
NOTA PÚBLICA – Anteprojeto da PEC da Segurança Pública

NOTA PÚBLICA – Anteprojeto da PEC da Segurança Pública

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais e os sindicatos estaduais de PRFs tiveram acesso ao texto do anteprojeto da…
plugins premium WordPress