Trata-se de uma frase clássica entre os brasileiros “o ano só começa depois do carnaval”. Será?!
Por ser um período que coincide com o final das férias escolares, férias do trabalho e por ser início do ano, muitas pessoas entendem que o ‘feriado prolongado’ do carnaval é uma extensão das férias e utiliza esse período como uma ‘desculpa clássica’ para procrastinar projetos.
As pessoas costumam adiar projetos pessoais e profissionais alegando que só vai dar início às ações depois desse período, acreditando que deixar pra depois do carnaval é algo normal e aceitável. Adiam o inevitável: trabalho, estudos e muitas coisas que precisam ser colocadas em dia. De tanto se repetir e se ouvir essa frase por aí, parece que a situação se tornou verdade. E pra você, quando o ano realmente começa?
Esperar o “carnaval passar” não é a melhor estratégia para quem quer resolver problemas e construir seus propósitos. Mesmo que seja uma questão cultural – na maior parte do país, muitos serviços não funcionam durante o feriado – é preciso manter o foco mesmo durante o recesso. É fundamental buscar o equilíbrio e não deixar que nada atrapalhe a execução do que precisa ser feito, seja focar no trabalho, nos estudos, arrumar a casa, começar uma dieta, um novo projeto ou mesmo dar continuidade aos que já estão no planejamento.
Por fim, o carnaval acabou e é hora de entrar em ação. É preciso ser firme e retomar o foco. Resgatar as intenções e objetivos estabelecidos no início do ano e agir. Não existe “momento ideal” para dar um passo na direção do que se quer. Independente do carnaval ou de qualquer feriado, você é o responsável por construir a realidade que quer para si. Quando você se conscientiza disso, não dá vontade de esperar mais nenhum dia passar. Então arregace as mangas, que agora é hora!
“Não desistir é o que vai fazer conquistar tudo o que você sonhou”.
Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel
CRP 08/15815
Credenciada PRF
WhastApp (41) 99641-9946
Especialista em Saúde Mental
Especialista em Terapia Familiar
Especialista em Saúde da Família
Practitioner em PNL