Na última terça-feira (17), uma audiência pública realizada no auditório da Universidade de Brasília, na Capital Federal, reuniu pesquisadores da segurança pública, gestores da administração pública e representantes sindicais para discutir as normas e procedimentos que integram a formação profissional dos policiais rodoviários federais. Na audiência, os gestores da Universidade PRF e da Diretoria de Operações da Polícia apresentaram o histórico do manual de procedimentos e explicaram a forma como está.
Ao final, estudiosos da área de segurança pública fizeram observações ao que foi apresentado e sugestões para que a formação de policiais rodoviários federais seja cada vez mais completa e que abranja de forma humanizada a diversidade que a sociedade brasileira contém.
O presidente da FenaPRF, Tácio Melo, falou sobre a importância do equilíbrio nas matérias de formação do PRF, tendo os direitos humanos como um dos pilares.
“Entendemos que a atual doutrina de formação e de procedimentos é muito boa e moderna, foi construída em 95 anos de atuação e foi com ela que adquirimos o status de polícia cidadã. Foi consenso entre os especialistas e é a nossa leitura como sistema sindical que precisamos investir na capacitação permanente dos policiais”, ressaltou Tácio Melo.
Outras ações abertas à manifestação da sociedade acontecerão para a atualização das normativas.
As informações são da FenaPRF.