No último dia 20, a Polícia Rodoviária Federal realizou, na sede do órgão no Paraná, a entrega de 20 viaturas técnicas para transporte de cães.
O Banco de Projetos, instituído pela a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), abriu espaço para a apresentação de propostas técnicas relacionadas com a redução da oferta de drogas, com a finalidade de fomentar políticas públicas de combate ao narcotráfico e de difundir conhecimentos sobre crimes, delitos e infrações relacionados a entorpecentes ilícitos e crimes conexos.
Somente no ano de 2020, a PRF tirou de circulação mais de 30 toneladas de cocaína e 727 toneladas de maconha, números recordes na história da instituição e do Brasil. Deste modo, observa-se o perfeito alinhamento entre o propósito do Banco de Projetos com as iniciativas da PRF, que apresentam resultados cada dia mais expressivos.
Assim, foi apresentado pela PRF, e acolhido pela Senad, o projeto “Viaturas Técnicas para o Transporte de Cães”, que culminou com o investimento de R$ 3,78 milhões para a aquisição de 20 viaturas-escritório tipo Furgão de Trabalho e Transporte de Cães, que serão empregadas nas diversas atividades dos Grupos de Operações com Cães, nas Superintendências Regionais da PRF pelo Brasil.
Diretores de vários órgãos estiveram presentes, bem como representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, das forças de segurança do Estado do Paraná, da Receita Federal e de parlamentares da bancada federal de Curitiba.
O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, fez a entrega simbólica das novas viaturas ao diretor-geral da PRF, Eduardo Aggio.