SinPRF-PR e FenaPRF ingressam com ação para garantir pagamento de horas-aula para docentes nos CAPs

PostBlog-CAPS

A Administração não pode criar restrições não previstas na lei para negar gratificação. Porém, contrariando a legislação, a PRF tem negado o pagamento da Gratificação por Encargos de Curso e Concurso — GECC.

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais — FenaPRF, juntamente com os sindicatos filiados, ajuizou ação coletiva objetivando o pagamento retroativo da Gratificação por Encargos de Curso e Concurso (GECC), decorrente das horas trabalhadas pelos servidores como docentes/instrutores no Curso de Atualização Policial (CAP).

Ao contrário do que prevê a legislação, a PRF não estava realizando o pagamento da gratificação em relação aos cursos de atualização, pois estava enquadrando essas modalidades como treinamento em serviço ou disseminação de conteúdo, o que gerou um conflito com a Lei nº 8.112/1990 e o Decreto nº 6.114/2007.

Na ação, as entidades comprovam que o não pagamento decorre de uma interpretação equivocada por parte da administração da Polícia Rodoviária Federal, o que é corroborado pela exposição de regulamentos de outros órgãos da administração pública federal sobre a mesma matéria. Embora tenha revisto o seu entendimento, a PRF continua negando o pagamento aos servidores que atuaram em exercícios anteriores como instrutores no CAP.

Segundo o advogado Rudi Cassel (Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados), que presta assessoria à Federação, “ao não realizar o pagamento em todas as situações previstas pela legislação, a Administração faz com que o servidor suporte, exclusivamente, o ônus, pois não considera que há investimento para a sua capacitação, dedicação para a preparação das aulas, correção das atividades para avaliações. Vale destacar que a GECC é devida porque o servidor trabalha, em caráter eventual, para atividades distintas das atribuições rotineiras do seu cargo”.

O processo recebeu o nº 1024324-22.2021.4.01.3400 e tramita na 2ª Vara Federal Cível da SJDF.

 



COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
Auxílio aos colegas e terceirizados PRFs

Auxílio aos colegas e terceirizados PRFs

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações Leia a matéria completa no portal: https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/nacionais/campanha-de-doacao-prf…
SinPRF-PR participa da 15ª Meia Maratona das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu

SinPRF-PR participa da 15ª Meia Maratona das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu

A 15ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8K das Cataratas brilharam neste domingo (05) em Foz do Iguaçu,…
SinPRF-PR na Campanha Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

SinPRF-PR na Campanha Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

O SinPRF-PR está engajado na Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância da paz…
plugins premium WordPress