“Juntos salvamos vidas”. Com este mote, iniciamos mais uma campanha de conscientização do Maio Amarelo.
Em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes.
O número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros. O equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil. As informações são do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura.
Anualmente, o movimento chama a atenção para a violência no trânsito em todo o mundo, em especial no Brasil. Com esse objetivo, em 2014, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou essa mobilização social para desenvolver uma ação coordenada entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o Poder Público, incluindo a PRF e o SinPRF-PR, reunindo a sociedade para discutir e criar engajamento nesta causa que afeta a todos nós. O objetivo é único: acabar com as mortes e as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.
Além das ações pontuais realizadas durante o Maio Amarelo pelos policiais rodoviários federais com distribuição de informativos, orientações e fiscalizações, o SinPRF-PR também divulga durante todo o mês em seus canais de comunicação, como site, redes sociais e Informativo Semanal, atitudes para prevenção e cuidados no trânsito.
E apesar da campanha acontecer apenas em maio, o Sindicato também reforça os cuidados e respeito às leis de trânsito durante feriados prolongados e férias, período em que os números de acidentes e mortos tendem a aumentar.Por isso, neste Maio Amarelo, colabore para um trânsito mais seguro, afinal, juntos salvamos vidas!