O que você tem feito por você e pelos outros?

PostBlog-SaudeMental

Recentemente aconteceu a 1ª Corrida da PRF PR, em comemoração aos 80 anos da Instituição no Estado. Este evento contou com a participação de muitas pessoas, servidores, crianças e pessoas envolvidas com o Projeto Pernas Solidárias. Este, trata-se de um projeto em que pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora, ou ainda com autismo ou síndrome de down, conseguem participar de corridas de rua, com triciclos adaptados e com o apoio dos corredores/condutores. O projeto, que não tem fins lucrativos, conta com a colaboração de cerca de 100 voluntários condutores. O lema do Pernas Solidárias é “Sorrisos que voam”, pois o grande intuito é ver a felicidade nos rostos de todos os atletas que participam deste projeto, sejam eles os condutores ou conduzidos. Participei deste evento e pude observar muitos ‘sorrisos voando’ que me trouxeram algumas reflexões, as quais compartilho aqui.

Durante o percurso da corrida, observei pessoas se esforçando muito para não parar, vi pessoas se divertindo, vi pessoas acompanhadas, vi pessoas sozinhas. Umas emocionadas com a chegada, outras chorando durante o trajeto. Vi pessoas vencendo limitações físicas, lutando com o sobrepeso ou com uma meta pessoal. Vi pessoas vencendo o sedentarismo, dores físicas e pessoas motivando umas às outras. As situações estavam acontecendo, mas somente quem está atento, capta todos os aprendizados disponíveis.

Semana passada sugeri uma reflexão sobre a qualidade dos conteúdos que vêm sendo consumidos a partir das redes sociais. E hoje, proponho uma reflexão sobre o que você tem feito por você e pelos outros. O que tem feito por você, pela sua saúde, pela sua família, por aquilo que você acredita? O que você tem feito para contribuir com os outros? Com seus colegas, vizinhos, familiares e até mesmo desconhecidos. Você valoriza a sua saúde, sua vida e aquilo que você tem ou você foca no que falta, no que está errado, no ruim? Você é voluntário? Você doa sangue? Você elogia alguém? Você oferece ajuda? Você conversa com o caixa no supermercado? Seus exames clínicos estão em dia? Tem cuidado das suas emoções?

Diariamente, temos a oportunidade de fazer algo diferente, de aprender algo novo, de mudar o dia, ou a vida de alguém e a nossa. O que você tem feito com essas oportunidades? Quais são suas prioridades? Quais são suas urgências diárias? O que é importante para você?


“A dor do outro não é minha, mas também me dói”.


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF

WhatsApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

Juntos pelo Rio Grande do Sul: PRF inicia campanha de arrecadação de doações

A PRF está recebendo doações para as vítimas das enchentes no RS. Fique atento aos tipos de itens que podem…
Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

Direito à Integralidade e Paridade dos PRFs

A batalha pelo direito à integralidade e paridade dos PRFs existe desde os primórdios do Sistema Sindical, e não é…
Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

Sindicato participa da Abertura Internacional do Maio Amarelo 2024

O SinPRF-PR participou do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, na cidade de Foz do Iguaçu, no período…
plugins premium WordPress