SinPRF-PR esclarece as principais dúvidas sobre o aplicativo SouGov.br

ImgBlog-SouGov

Na quinta-feira (03), o SIGEPE Mobile foi desativado. Assim, para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF), o Ministério da Economia lançou o aplicativo SouGov.br.

A plataforma reúne em um único canal serviços relacionados à vida funcional do servidor, tais como consulta ao contracheque, consignações, férias, informe de rendimentos, e diversos outros requerimentos que podem ser acessados diretamente do celular.

Para auxiliar os servidores no uso da ferramenta, o SinPRF-PR reuniu as principais dúvidas sobre o aplicativo.

Quais serviços o SouGov oferece?

O objetivo, como já dito anteriormente, é unificar os serviços em um único local. Deste modo, as funcionalidades disponíveis no Sigepe Mobile, Gestor, Banco de Talentos e Sigepe Web Servidor serão descontinuados definitivamente sempre após 30 dias ao lançamento da funcionalidade implementada no aplicativo.

Nesta primeira etapa, estão sendo entregues 14 serviços e 2 solicitações, como: Minha Carteira Funcional, Prova de Vida, Atestado Web, Alterações Cadastrais, Mensagens e outros serviços funcionais como acompanhamento de solicitações e processos. Até setembro de 2022 serão disponibilizados cerca de 50 serviços.

Como acessar a plataforma?

O aplicativo SouGov.br estará disponível, gratuitamente, nas lojas da Google Play e App Store. Mas também terá seu “espelho” na versão web, com absolutamente todas as funcionalidades disponíveis no ambiente mobile.

É necessária a criação de uma conta com login e senha no gov.br para acesso aos serviços.

Para garantir a segurança dos servidores e pensionistas para acesso ao SouGov.br, será necessária a criação de contas com selos Prata ou Ouro, que garantem maior confiabilidade.

Para ter acesso a esses selos, os usuários podem optar por realizar seu cadastro utilizando as seguintes opções:

– Prata: internet banking (bancos conveniados), validação facial de Carteira de Habilitação Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou validação servidor público (senha Sigac).

– Ouro: validação facial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou certificado digital.

Haverá capacitação às unidades de gestão de pessoas para utilização do aplicativo e para entendimento das mudanças de procedimentos?

Com certeza! Serão disponibilizados FAQs, manuais e vídeos simples para apoiar o entendimento quanto ao uso do aplicativo, sob a perspectiva do usuário.

E, sempre com 10 dias de antecedência, serão disponibilizados tutoriais instrucionais específicos por serviço novo implementado na ferramenta para subsidiar as unidades de gestão de pessoas.

As informações irão compor o Assentamento Funcional Digital dos usuários?

Todos os documentos identificados como importantes à constituição do Assentamento Funcional do Servidor serão direcionados automaticamente quando do envio da solicitação e serão aproveitados em novas solicitações que exigirem esses documentos, caso estejam atualizados.

O aplicativo terá comunicação com os demais sistemas de gestão de pessoas?

Sim! O SouGov.br terá integração com os sistemas de gestão de pessoas que são responsáveis pelo processamento dos serviços e análise documental. Os demais serviços serão automatizados.

Os requerimentos acompanharão o cronograma da folha de pagamento?

Sim! As solicitações com processamento automático contarão com funcionalidade em que haverá uma “fila” que aguardará a reabertura da folha, nos casos em que ela seja realizada no período de fechamento, processando-a automaticamente, sem a necessidade de processamento ou acompanhamento manual pelas unidades de gestão de pessoas. Os usuários, por sua vez, receberão mensagem automática alertando para a previsão de processamento do serviço requerido.

Os usuários terão resposta automática quanto aos seus requerimentos?

Todas as alterações ou solicitações realizadas pelo usuário serão informadas por meio de notificação encaminhada ao e-mail cadastrado e no próprio aplicativo. Haverá ainda, a possibilidade de os usuários acompanharem suas solicitações no “Minhas Solicitações”, onde haverá informação do status e resposta dos requerimentos.

PRFs, não se esqueçam de baixar o novo aplicativo SouGov.

 

Com informações do Ministério da Economia.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
Reajuste dos benefícios 2024

Reajuste dos benefícios 2024

O auxílio-alimentação dos servidores públicos federais terá um aumento de 52% a partir de maio de 2024, com o primeiro…
Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

Nesta semana, o SinPRF-PR participou de uma reunião que contou com chefes de delegacia, seções e núcleos, além do superintendente,…
plugins premium WordPress