Conheça a atuação da PRF contra os crimes ambientais

PostBlog-ProtecaoFlorestas

No dia 17 de julho é celebrado o Dia de Proteção às Florestas. Mas você deve estar se perguntando: qual a relação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o tema?

A resposta é: tudo!

Se você acredita que as ações da PRF se limitam a combater o narcotráfico e atuar como agentes de trânsito nas rodovias e estradas federais, está muito enganado! Uma das atividades também realizadas pela instituição é o enfrentamento aos crimes ambientais.

No Brasil, além dos eventos catastróficos – como secas prolongadas, inundações, pragas descontroladas ou rompimento de barragens, ainda existe a ação humana, que age por meios ilegais e afeta áreas como a saúde e a economia, além de trazer diversos prejuízos à sociedade e ao Estado. Para conter danos já provocados e proteger as futuras gerações, a PRF promove operações para combater a expansão de atividades ambientais ilícitas e desarticular as organizações criminosas.

Resultados positivos

Para se ter uma dimensão dos resultados obtidos pela instituição, em 2021, aconteceram 17 operações regionais e duas em apoio à Polícia Federal, a fim de desarticular o garimpo ilegal.

As ações contra os crimes ambientais se expandiram por todo o país, uma delas foi a fiscalização de carvoarias e indústrias químicas clandestinas, em São Paulo.

Além disso, houve o combate de ilícitos em apoio às ações da FUNAI  e a redução de extrações ilegais de madeira em terras indígenas.

Com atividades como essas, ao longo do ano passado, a PRF fiscalizou mais de 11 mil veículos em ações de enfrentamento aos crimes ambientais – um aumento de 15% em relação a 2020.

O número de ocorrências relativas a esse crime chegou a quase três mil. Com isso, 2.848 pessoas foram detidas. Quanto às apreensões, foram aproximadamente 36 mil m³ de madeira, 237 mil kg de agrotóxicos, 66 kg de ouro e   1000 m³ de carvão.

Operação Tentáculos II

Em maio deste ano, também foi finalizada a Operação Tentáculos II. As ações tiveram como foco os crimes ambientais, crimes contra o fisco e a saúde pública. A integração com as diversas instituições participantes permitiu não só a troca de conhecimentos entre os profissionais, mas também a melhora nos resultados entregues à sociedade: 43 pessoas detidas; 500 kg de agrotóxicos; 118,9 m³ de madeira; 3.592 unidades de produtos contrabandeados ou objetos de descaminho. Armas, munições, medicamentos ilícitos e alimentos que eram transportados de forma ilegal também foram apreendidos.

Operação Rotas da Amazônia e Guardiões do Bioma

Iniciada este ano, o principal objetivo da Rotas da Amazônia é enfrentar os crimes fronteiriços da região norte, principalmente a criminalidade ambiental ligada ao desmatamento da Amazônia. Inserida nesta ação, está a Operação Guardiões do Bioma, uma atuação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e diversos órgãos que fazem parte da sua estrutura, como PF, FUNAI, ICMBio, INCRA, INPE, ASCOM, IBAMA, CENSIPAM.

A Operação Guardiões do Bioma teve início em 17 de março e terá a duração de um ano. As atividades contam com seis bases operacionais avançadas e acontecem em estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Com uma proposta desafiadora, a integração tem o objetivo principal de zerar o desmatamento ilegal até 2028.

No apoio aéreo, a PRF disponibiliza para as duas operações uma aeronave que auxilia no suporte aerotático. O intuito da operação é combater ilícitos ambientais e socioambientais – principalmente nos acessos às áreas de desmatamento ilegal – e intensificar a fiscalização do transporte de madeiras extraídas ilegalmente.

Com informações da PRF.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
Reajuste dos benefícios 2024

Reajuste dos benefícios 2024

O auxílio-alimentação dos servidores públicos federais terá um aumento de 52% a partir de maio de 2024, com o primeiro…
Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

Nesta semana, o SinPRF-PR participou de uma reunião que contou com chefes de delegacia, seções e núcleos, além do superintendente,…
plugins premium WordPress