Vai viajar no feriado de Páscoa? Confira as dicas de segurança da PRF

PostBlog-FeriadoPascoa

Com a chegada do feriado de Páscoa, muitos brasileiros decidem pegar a estrada para curtir um merecido descanso. Porém, é importante lembrar que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Pensando nisso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) elaborou algumas dicas importantes para quemvai viajar de carro durante o feriado de Páscoa. Confira! 

Planeje sua viagem

A primeira dica é fazer um planejamento detalhado da viagem. Isso inclui se informar sobre as distâncias que serão percorridas, as condições do tempo, os pontos de parada, a existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. É importante também verificar se toda a documentação necessária está em dia, tanto do motorista quanto do veículo.

Faça a revisão e manutenção preventiva do veículo

Outra dica fundamental é realizar uma revisão preventiva no automóvel, mesmo que a viagem seja curta. Além disso, o condutor deve programar paradas a cada três horas para descansar e se alimentar. É fundamental também prestar atenção nas placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem.

Transporte de crianças

Para quem está viajando com crianças, é importante lembrar que menores de 12 anos não podem viajar desacompanhados dos pais ou responsáveis, a menos que haja autorização judicial.

Desde abril de 2021, crianças com idades entre 7 e 10 anos – ou que tenham menos de 1,45m – devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro em assento de elevação, utilizando o cinto de segurança. Para quem descumprir a lei, está prevista multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Outras orientações da PRF

– Jamais misturar bebida alcoólica e direção;

– Evitar, na medida do possível, os horários de pico nas estradas;

– Com a previsão de chuvas, redobrar a atenção e diminuir a velocidade, porque as pistas molhadas aumentam a chance de acidentes;

– Respeitar a sinalização e as normas de trânsito, em especial, os limites de velocidade;

– Ultrapassar somente em locais permitidos e com segurança;

– Não transitar pelo acostamento;

– Não desviar a atenção no trânsito com o uso de aparelhos celulares;

– A cada três ou quatro horas de percurso, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo. Sono e cansaço podem ser traiçoeiros ao volante;

– Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e sinalização da via;

– No caso de motocicleta, deve ser usado adequadamente o capacete, tanto para o condutor quanto para o carona.

Durante o feriado de Páscoa, a PRF realizará operações nas rodovias com o objetivo de coibir infrações e evitar acidentes. Porém, é importante ressaltar que cada um faça a sua parte e respeite as leis de trânsito.

Caso aconteça alguma emergência durante a viagem, a PRF pode ser acionada por meio do telefone 191.

Portanto, se você vai pegar a estrada durante o feriado de Páscoa, lembre-se de seguir todas as dicas de segurança da PRF para garantir uma viagem tranquila e segura para todos. Planeje-se com antecedência, faça uma revisão no veículo, respeite as leis de trânsito e, acima de tudo, respeite a vida.

Com informações da PRF.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
Reajuste dos benefícios 2024

Reajuste dos benefícios 2024

O auxílio-alimentação dos servidores públicos federais terá um aumento de 52% a partir de maio de 2024, com o primeiro…
Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

Nesta semana, o SinPRF-PR participou de uma reunião que contou com chefes de delegacia, seções e núcleos, além do superintendente,…
plugins premium WordPress