Prevenção de acidentes nas estradas: dicas da PRF para as férias de julho

Blog-DicasPRF_FeriasJulho-v4

As férias de julho estão chegando, e muitas pessoas se preparam para pegar a estrada em busca de descanso e diversão. No entanto, é fundamental lembrar que a segurança viária deve estar sempre em primeiro lugar. Para garantir viagens seguras para todos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá algumas dicas importantes para prevenir acidentes nas estradas durante esse período.

Faça uma revisão completa no veículo: antes de viajar, certifique-se de que o seu veículo esteja em boas condições mecânicas. Verifique os freios, pneus, óleo, água do radiador e demais itens de segurança. Realizar a manutenção adequada do veículo diminui consideravelmente o risco de acidentes causados por falhas mecânicas.

Respeite os limites de velocidade: o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves nas estradas. Respeite os limites estabelecidos para cada trecho e mantenha uma velocidade compatível com as condições da via. Lembre-se de que trafegar em velocidade reduzida em locais com trânsito intenso ou condições adversas é fundamental para garantir a segurança de todos.

Use o cinto de segurança: o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive nos bancos traseiros. Certifique-se de que todos estejam devidamente protegidos antes de iniciar a viagem. O cinto de segurança é um dispositivo simples, mas extremamente eficaz para reduzir o risco de lesões graves em caso de acidentes.

Não utilize o celular ao dirigir: o uso do celular ao volante é uma das principais causas de distração e pode levar a acidentes graves. Evite atender chamadas, ler ou enviar mensagens enquanto estiver dirigindo. Se for necessário, pare o veículo em local seguro para fazer uso do celular.

Mantenha uma distância segura do veículo à frente: manter uma distância adequada do veículo que está à frente é essencial para evitar colisões traseiras. Lembre-se da regra dos três segundos: ao passar por um ponto fixo na estrada, conte três segundos antes de alcançar o mesmo ponto. Essa medida ajuda a manter uma distância segura em diferentes condições de tráfego.

Cuidado com ultrapassagens: realize ultrapassagens apenas em locais permitidos e com total visibilidade. Verifique se não há veículos vindo no sentido contrário e certifique-se de que você possui espaço suficiente para realizar a manobra com segurança. Evite ultrapassagens em curvas, lombadas e faixas de pedestres.

Descanse antes de pegar a estrada: a fadiga é um grande inimigo dos motoristas. Antes de iniciar uma viagem longa, descanse o suficiente para estar bem disposto ao volante. Faça pausas regulares a cada duas horas de viagem para descansar, esticar as pernas e recuperar a concentração.

Além dessas orientações, é fundamental estar sempre atento às condições do trânsito, respeitar a sinalização e as leis de trânsito, bem como evitar o consumo de álcool antes de dirigir. A PRF estará presente nas rodovias durante todo o período de férias, realizando fiscalizações e orientando os motoristas.

Lembre-se de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Ao adotar essas medidas preventivas, você estará protegendo a si mesmo, aos seus passageiros e aos demais usuários das estradas.

O SinPRF-PR e a PRF desejam a todos um excelente período de descanso. Contem sempre conosco!

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

últimas notícias

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
Reajuste dos benefícios 2024

Reajuste dos benefícios 2024

O auxílio-alimentação dos servidores públicos federais terá um aumento de 52% a partir de maio de 2024, com o primeiro…
Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

Sistema sindical dos PRFs procura DNIT por melhorias em UOPs

A FenaPRF levou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião realizada na última terça-feira (23), a situação…
SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

SinPRF-PR participa de encontro com gestores estaduais

Nesta semana, o SinPRF-PR participou de uma reunião que contou com chefes de delegacia, seções e núcleos, além do superintendente,…
plugins premium WordPress