Categorias
Social

Não é à toa que a peça mais forte do jogo é uma dama

Essa semana comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. A verdadeira história do oito de março tem muito mais de resistência e luta por direitos do que qualquer coisa. Mulheres unidas, mobilizadas e na luta por direitos básicos. Uma história antiga, porém muito atual.

Não existe um evento único e específico que explique essa data, pois a mesma nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19, contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas, assim como a diferenciação de direitos em relação aos homens.

O Dia da Mulher tem o objetivo de ser um momento de reflexão das condições femininas em diversas esferas. Com muita luta e resistência, atualmente as mulheres conquistam espaço nos mais diversos ambientes. Felizmente, é comum encontrarmos mulheres em cargos de liderança de equipe, gestão de empresas, no universo esportivo, inclusive no futebol, e em profissões culturalmente estabelecidas como sendo exclusiva para homens, tais como a área policial, política, entre outras.

Aproveitando o ensejo da data de 08 de março, como sendo o mês da mulher, sugiro algumas reflexões simples. Já parou para pensar sobre quem são as mulheres da sua vida? O que as mulheres que vieram antes de você vir ao mundo já passaram, já viveram, já sofreram e já superaram?

Quem são as mulheres que trabalham com você diariamente? Elas têm a mesma liberdade de expressão e oportunidade de crescimento? Você conversa com elas sobre todos os assuntos ou faz distinção sobre “isso é assunto de homem”? Que entendimento você tem sobre os direitos e especificidades das mulheres?


“Sua primeira casa foi uma mulher.

Respeita e agradece!”


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF

(41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL