Categorias
Social

Você sabe lidar com imprevistos?

A impressão que tenho é de que corremos contra o tempo. É um grande desafio administrar as horas, compromissos e prioridades sobre o que concluir durante as 24 horas de um dia. Há quem goste de planejar e organizar o que precisa ser feito um dia, semana ou mês antes. Há quem vai resolvendo as coisas conforme elas vão acontecendo. Sobre organizar e planejar seus compromissos, qual é o seu perfil? Como você costuma fazer?

Ainda que haja um planejamento e uma programação a ser cumprida, isso não é sinônimo nem garantia de que será possível e viável, afinal, planejar é diferente de controlar. E a minha sugestão de reflexão é sobre imprevistos. Como você lida com eles? Porque sim, ainda que você se programe, organize e planeje, eles  acontecem.

Os imprevistos, ainda que possam causar um certo desconforto, são oportunidades para exercer a criatividade e buscar alternativas de resolução de uma determinada situação. Eles podem acontecer nas mais diversas áreas. Pode ser algo que não foi previsto no seu orçamento financeiro, pode ser um imprevisto de saúde, pode ser um acidente durante um deslocamento, pode ser uma visita de última hora, pode ser um questionamento improvável em uma reunião, no ambiente corporativo.

Qual foi o último imprevisto que você teve em sua vida? Em que área? Como você lidou com isso? Como você resolveu? Que emoções e sentimentos vieram à tona com tal situação? Você se desespera ou foca na solução? Você paralisa ou parte para a ação? Você analisa as consequências ou é impulsivo? O imprevisto que você teve é passível de ser prevenido ou realmente era algo improvável? A forma como você se posiciona diante de um imprevisto diz muito sobre você, sua personalidade e sua saúde mental.


“Se os imprevistos lhe roubarem o chão, abra suas asas…”


Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel


CRP 08/15815

Credenciada PRF

WhatsApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL