Categorias
Jurídico

ADICIONAL NOTURNO – ATUALIZAÇÃO

O SinPRF-PR e a FenaPRF, em parceria com o Escritório Martsung Alencar Advocacia, ajuizou diversas ações para o cumprimento de sentença transitada em julgado relativamente à ação da diferença de valores do adicional noturno. Essas ações foram realizadas em grupos de aproximadamente 20 sindicalizados e tramitam na Seção Judiciária do Distrito Federal.

De acordo com o que foi julgado, têm direito à eventual diferença, todos os que receberam valores a título de adicional noturno entre janeiro/2003 e julho/2006 e a grande maioria dos sindicalizados já preencheram o formulário com os dados a serem utilizados na distribuição das ações no PJE, bem como a apresentação da Procuração/Autorização/Contrato e documento pessoal com foto, digitalizados em um arquivo PDF. Se porventura alguém ainda não preencheu a documentação deve providenciar e enviar.

Apesar de ser uma ação de execução, a União Federal sempre acha alguns pretextos para atrasar a tramitação da ação, ou interpondo recurso ou propondo ações rescisórias para desconstituir o título executivo. Ainda se discute o pagamento das custas do processo, o que poderia ser discutido no final da ação, mas já está sendo resolvido pelo escritório patrono da causa, pois as custas são relativamente baixas.

Também está sendo resolvida a questão das pensionistas e/ou herdeiros os quais já podem enviar a documentação comprovando a representatividade sucessória. 

A Diretoria Jurídica está à disposição para dirimir dúvidas e busca sempre informar o andamento das ações em andamento e da possibilidade de novas ações.

Categorias
Utilidade Pública

Veículos isentos de vistoria Detran/PR

A vistoria veicular é uma garantia de que seu veículo está em boas condições para circular pelas vias públicas, além de confirmar a autenticidade do veículo e propriedade.

Mas alguns casos dispensam vistoria como:

👉 Primeiro Emplacamento, nos tipos de veículos abaixo, com ou sem alteração de características:

a) Ciclomotor.

b) Motoneta.

c) Motocicleta.

d) Automóvel.

e) Utilitário.

f) Camioneta.

g) Caminhonete.

👉 Autorização para alteração de características

👉 Autorização Prévia para CSV

👉 Licença Para-brisa


As informações são do Detran/PR.

Categorias
Social

Inteligência Artificial e a Saúde Mental

O assunto do momento é o Chat GPT. Mas afinal, o que é isso? O Chat GPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial para interagir com humanos. O robô foi criado pela empresa OpenAI no final de 2022 e fornece soluções e respostas variadas para os mais diversos tipos de problemas e questões.

Nem mesmo a área da saúde foi capaz de escapar do fenômeno do Chat Gap. O psiquiatra Dr. Arthur Guerra, colunista da Forbes Saúde relata que a tecnologia pode auxiliar alguns pacientes na prevenção de doenças, contudo, ressalta que é preciso cuidados ao usar o chatbot para fins médicos.

No que se refere à saúde mental, não faltam comentários nas redes sociais em que as pessoas sinalizam a possibilidade de trocar a psicoterapia pela conversa com a ferramenta, ou ao menos usá-la como complemento.

Andrea Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), aponta que a ausência do medo de julgamento é um dos grandes motivadores para o uso da ferramenta dessa maneira.

A especialista afirma que a inteligência artificial pode ser utilizada como auxílio para reduzir sintomas de certos problemas de saúde mental, como ansiedade. Ressalta que o Chat GPT pode te ensinar técnicas de meditação ou exercícios de respiração, por exemplo. Mas, apesar disso, a ferramenta não é um substituto à psicoterapia, e seu uso para este fim pode trazer prejuízos.

A ferramenta não consegue te dar respostas humanas ou mais elaboradas sobre o seu sofrimento. É como se você estivesse sempre escutando a resposta que quer ouvir”, afirma a especialista.

Rezende destaca que a inteligência artificial não conta com um mecanismo de checagem de fatos, então pode compartilhar informações falsas. “É perigoso quando uma pessoa sem conhecimento profundo na área aceita a resposta do chat sem saber se ela é fundamentada.”

E você, já fez o teste de uso dessa ferramenta? Que tipo de conteúdo você acessa? Em tempo, vale a reflexão sobre que tipo de resposta você vem buscando e o porque buscar a inteligência artificial para sanar tais respostas.

Procure ajuda de um profissional.


Confira o vídeo de apresentação sobre o tema desta semana

Psicóloga Viviane Genovezzi Salatiel

CRP 08/15815

Credenciada PRF

WhastApp (41) 99641-9946


Especialista em Saúde Mental

Especialista em Terapia Familiar

Especialista em Saúde da Família

Practitioner em PNL