Categorias
Em Ação

SinPRF-PR participa de AGE em Brasília

Nesta semana, uma equipe capitaneada pelo presidente Nunes, está em Brasília participando de uma AGE – Assembleia Geral Extraordinária – na FenaPRF. Mesmo com a publicação da lei que trata da alteração salarial dos PRFs, o trabalho continua com outras pautas importantes.

Veto presidencial

Durante a AGE foi discutida qual a melhor estratégia a ser adotada para tentar derrubar o veto presidencial sobre o artigo que tratava sobre a dedicação exclusiva e liberava os policiais para exercerem outras atividades, nas áreas de saúde ou educação.

Entendemos que o governo não cumpriu com a sua parte no acordo por duas vezes, a primeira quando não enviou dentro do Projeto de Lei 1213/20214 a regulamentação da quebra da dedicação exclusiva, que havia sido acordada entre o Sistema Sindical e o MGI. A segunda, quando vetou o artigo que permitia ao PRF exercer outra atividade, quando da sanção da Lei 14875/24. Assim, continuaremos buscando essa correção.

Aposentadoria da mulher policial e lei orgânica

A segunda pauta tratada durante a semana foi sobre o planejamento do trabalho parlamentar sobre uma PEC que tramita na Câmara dos Deputados, que visa corrigir a perda de alguns direitos sobre a aposentadoria da mulher policial.

O terceiro ponto, e considerado prioritário, foi o projeto de lei orgânica da PRF. Nos próximos dias iremos discutir com a categoria alguns pontos da proposta que está sendo criada, a qual visa garantir aos PRFs uma garantia mais robusta sobre suas competências, direitos, deveres, aposentadoria e pensão. O projeto é necessário para corrigir uma lacuna histórica na carreira e dar aos colegas o tratamento jurídico justo e merecido.

O trabalho do SinPRF-PR não para nunca. Seguimos buscando a valorização e proteção dos direitos dos policiais rodoviários federais.

Categorias
Em Ação

Sindicato tem reunião com diretor de administração

Na tarde desta quinta-feira (06), o SinPRF-PR, representado por Nunes e Bezerra, esteve em reunião com o diretor de Administração da PRF, Rafael Aquino, na sede da PRF em Brasília.

O objetivo principal foi discutir sobre a distribuição de viaturas, reforma de UOPs e novas construções. O diretor expôs as dificuldades que o Departamento vem enfrentando em razão de um grande corte orçamentário.

O Paraná será contemplado com novas viaturas a serem adquiridas com recursos provenientes de emendas parlamentares, conquistadas em 2023 pelo SinPRF-PR e a Assessoria Parlamentar da Superintendência do Paraná. Desta forma, parte da frota será renovada.

O diretor informou também que será destinada verba de 1,5 a 2 milhões para a construção do hangar, nas dependências da Delegacia Metropolitana, o que reforçará o serviço aeromédico no estado.

Por fim, foi feita uma explanação pelos diretores sindicais sobre as condições precárias, algumas até insalubres, de diversas UOPs no Paraná. Aquino se comprometeu a dar o apoio necessário para viabilizar a reforma de postos no estado.

Seguimos trabalhando pelos PRFs do Paraná.