Categorias
Notícias

PRFs destacam Veteranos que marcaram trajetória profissional

Em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado (24/01), selecionamos dois depoimentos de policiais que destacam veteranos que foram e são exemplos na profissão.

O PRF Paulo Rogério Mileski lembra do saudoso Eros de Barros Marinho, como uma pessoa de personalidade peculiar, por conta do trato com os colegas. “Sempre atencioso, respeitador e profundo conhecedor dos temas que envolvem a nossa atividade. Eros serviu de mentor de vários policiais rodoviários federais que, assim como eu, foram seus contemporâneos e aprenderam muito com sua experiência”.

Em um acidente que eles atenderam, com vítimas graves e fatais na BR 116, trecho próximo a UOP Taquari, a conduta proativa dele, em proporcionar tranquilidade aos seus pares, fez com que vidas fossem salvas naquele dia. “O antigão Eros, hoje falecido, fez-me entender, que somos diretamente responsáveis por milhares de vidas que circulam nas rodovias federais e estradas de interesse da União’’.

Admiração também é destaque no depoimento do PRF Huanderson de Araújo dos Santos, que tem dois veteranos como inspiração para a sua trajetória profissional: os aposentados PRF Claudino Delai e PRF José Forner – que infelizmente faleceu no último sábado (23/01), vítima de um câncer.

“Com as histórias de serviço, da época em que estavam na ativa, Delai e Forner mostraram a importância de ter uma boa vivência, amizade e camaradagem com os colegas do trabalho. Ainda hoje jogo futebol com o PRF Delai aqui em Cascavel, veterano exemplar, inclusive para prática esportiva. Ao vê-lo ativo mesmo aposentado, gera na gente aquele sentimento: quando eu for aposentado, quero ser como ele”.

Com o exemplo dos PRFs Eros, Forner e Delai, o SinPRF-PR parabeniza todos os sindicalizados aposentados pelo exemplo de dedicação à PRF e pelo legado deixado!

Categorias
Notícias

Conheça 4 livros essenciais para pensar inovação em Segurança Pública

Como a tecnologia é capaz de qualificar ainda mais o trabalho dos profissionais da segurança pública? Muito ainda se especula diante do futuro da atuação policial diante das novas tecnologias. Mas para além do campo das ideias, quem, de fato, constrói cotidianamente esse futuro são vocês, policiais. Neste artigo, você confere 4 livros essenciais para pensar inovação na Segurança Pública.

 

Confira a lista abaixo:

Inteligência de Segurança Pública

Esta obra apresenta a colaboração de diferentes autores sobre a noção de como se trabalha nas ‘ilhas de excelência’ que são os órgãos de inteligência estatais. Pelos capítulos, é possível conhecer como a inteligência é trabalhada no combate direto à crescente criminalidade enfrentada no Brasil.

Clique e conheça!

Segurança Pública – os Desafios da Pós-Modernidade

Este livro também é realizado em conjunto por estudiosos que se propõem a elaborar temas relacionados à segurança pública. A ideia é gerar debates mais coerentes e direcionados para profissionais da segurança pública com experiência prática.

Clique e conheça!

Segurança Pública: uma Inovação na Gestão

Esta obra aborda os conceitos de integração, intersetorialidade e cogestão na área de Segurança Pública. No livro, você é apresentado(a) à experiência do planejamento da Política de Segurança Pública em Jundiaí, com a construção do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, a realização do Fórum de Segurança Integrada, o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada e do Conselho Municipal de Segurança.

Clique e conheça!

Inteligência de Segurança Pública e Cenários Prospectivos da Criminalidade

A partir de abordagens diversificadas voltadas para a atividade de inteligência, este livro apresenta os mecanismos da inteligência e seus possíveis cenários estratégicos.

Clique e conheça!