A Polícia Rodoviária Federal foi criada pelo presidente Washington Luiz no dia 24 de julho de 1928. Nessa época, a instituição recebeu a denominação de “Polícia de Estradas”. Sete anos depois, em 23 de julho de 1935, foi criado o primeiro quadro de servidores daqueles que, hoje, compõem a PRF.
Passados 93 anos da criação da PRF, há muito o que comemorar. O sonho de Turquinho, considerado o primeiro PRF, tomou forma. A cada dia a instituição se consolida como uma polícia cidadã e que tem como foco a proteção da sociedade com respeito aos direitos humanos.
Os policiais, por sua vez, são qualificados e preparados para as diversas missões que enfrentam diariamente, seja nas rodovias e estradas federais, seja nas áreas de interesse da União. Tudo o que o PRF faz é focado na excelência dos serviços prestados.
O que é preciso reforçar é o espírito de equipe na instituição. Trabalhe o PRF em unidade operacional, especializada ou no serviço administrativo; ocupe cargo de chefia ou não, somos todos PRFs.
Nossa carreira única é receita de sucesso em países de primeiro mundo. Devemos preservá-la e fortalecer nossos laços para que possamos avançar ainda mais como polícia ostensiva da União e que nossa carreira seja fortalecida. Esse é o único caminho possível.
Vamos juntos, unidos, rumo ao fortalecimento da carreira PRF. Nossos 93 anos de história têm muitas vitórias, mas ainda há muito o que conquistar.
Viva a PRF, viva o PRF!!!
Assista ao vídeo produzido pelo SinPRF-PR em homenagem ao dia do PRF e da PRF.